188bet

Colheita da banana é antecipada como prevenção contra o frio em SC

Publicado em 13/06/2016 07:45

Na região Sul de Santa Catarina, onde, cidades como Urussanga, que registrou 0,5ºC nesta semana, a colheita da banana foi antecipada como prevenção contra os efeitos negativos causados pelo frio. A região é a segunda maior produtora da fruta no estado.

"Se essa previsão de frio ainda mais intenso vier a se confirmar, vai queimar a banana, os cachos da banana. Então, eu antecipei o corte", explica o agricultor Aldo Zanin.

O produtor é morador de Siderópolis e tem experiência quanto aos problemas que o frio intenso pode trazer para a lavoura. Há 15 anos. uma forte geada destruiu toda a plantação de banana dele. "Foi um prejuízo incalculável. Bastante grande", conta.

Mesmo com o adiantamento da colheita, segundo a Epagri/Ciram, os prejuízos são inevitáveis para a agricultura como um todo. A banana, por exemplo, deve demorar mais para ficar madura e a qualidade também diminui, fazendo com que a oferta no mercado seja menor.

Uma possível geada forte, prevista para os próximos dias, pode causar prejuízos preocupantes. Por isso, a antecipação da colheita, se faz necessária para que esse risco diminua.

"Temos também de intensificar o ensaque de cachos, que é a colocação de uma proteção sobre os cachos a fim de minimizar os danos que foram possíveis em função do frio", explica o engenheiro agrônomo da Epagri/Ciram, Darlan Rodrigo Marquesi.

A colheita antecipada também vem sendo solicitada pelos distribuidores. O problema é que nem todos os cachos estão prontos e, após colhidos, demoram mais para amadurecer.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - SC.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - SC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário

    188bet Mapa do site